Altas temperaturas elevam o consumo de energia elétrica.  

As altas  temperaturas atingidas no verão brasileiro elevam - em muito - o consumo de energia elétrica. Com o calor, ar-condicionado e ventiladores começam a ser usados com mais frequência, além disso os demais aparelhos domésticos passam a demandar mais energia para funcionar com a mesma qualidade. Isso ocorre porque, mesmo sem mudanças na rotina de uso, os equipamentos elétricos consomem mais energia pelo simples fato da temperatura ambiente estar mais elevada. Assim, o aumento na conta de luz é inevitável! . 

No ano de 2020 mais um fator contribuiu para elevar o consumo de energia elétrica, a pandemia. Com as pessoas mais tempo em casa, todos os aparelhos domésticos foram usados com mais frequência, e muitos que só eram usados em determinadas ocasiões, passaram a ser usados diariamente, o que impactou diretamente no aumento do consumo de energia e consequentemente na conta de luz. 

No mês de Janeiro de 2021, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) definiu a bandeira amarela para o mês. Este fator, junto com as altas temperaturas, fez as concessionárias alertarem seus usuários sobre a economia de energia. 

O sistema de bandeiras foi criado pela ANEEL como um meio de sinalizar aos usuários, mês a mês, as condições e os custos da geração de energia no país. Quando a produção nas usinas hidroelétricas está favorável, aciona-se a bandeira verde, sem acréscimos na fatura. Em condições ruins, podem ser acionadas a bandeira amarela, vermelha 1 ou vermelha 2.

O verão, que dura do final de dezembro até o final de março, é uma estação cujo consumo aumenta pelo fato de que as temperaturas passam a ser mais altas. Além disso,  os dias tornam-se mais longos que as noites e, portanto, a incidência de raios solares cresce consideravelmente.

O nosso clima faz com que sejamos um dos 10 países que mais gastam com energia elétrica, e por isso cada vez mais precisamos encontrar formas - principalmente no verão - para reduzir o gasto. Saiba como usar as altas temperaturas a seu favor e reduzir o gasto com energia elétrica. 


CONHEÇA A SUNNYHUB