Como usar as altas temperaturas a seu favor e reduzir o gasto com energia elétrica.  

Ano após ano o verão está cada vez mais quente, isso é resultado do fenômeno conhecido como efeito estufa, que torna os invernos mais rigorosos e as temperaturas do verão cada vez mais elevadas. Comprovado todos os anos pelas instituições responsáveis por estudos nesta área, o alerta é geral para o mundo todo. E como o Brasil é um país tropical, aqui os verões tem castigado com temperaturas acima dos 40º e escassez de chuvas. 

Estes dois fatores impactam diretamente no consumo de energia de um modo geral, pois com temperaturas mais elevadas o uso de aparelhos domésticos como ar condicionado e ventilador  torna-se necessário, e a falta de chuva gera preocupação nas hidrelétricas, nossa principal matriz energética. 

Como economizar energia no verão 

Se é preciso usar ventiladores, climatizadores e equipamentos de ar condicionado para lidar com as altas temperaturas, o consumo de energia elétrica pode ser amenizado de outras formas, como em banhos menos demorados e em menor temperatura, por exemplo.

Iluminação e ventilação naturais são outras formas inteligentes de cortar custos. Portanto, manter as janelas abertas por mais tempo pode ajudar bastante neste sentido.

Outra forma de economizar o gasto de energia elétrica e ainda usar o verão - principalmente o sol - ao seu favor é o uso de energia solar como principal fonte de energia. 

A radiação solar é o principal fator para geração de energia por meio de um sistema fotovoltaico. E, durante o verão, é possível aproveitar o ápice da radiação, resultando em mais energia gerada. 

De acordo com a capacidade de produção energética do seu sistema, você consegue gerar um excedente de eletricidade. Ou seja, além de a energia gerada abastecer seu imóvel e suprir as necessidades de consumo, uma parte ainda pode ser transformada em créditos na concessionária de energia, que serão revertidos para a sua conta de luz.

Saiba mais sobre como usar as altas temperaturas na geração de energia solar.

CONHEÇA A SUNNYHUB