Impactos ambientais causados por fontes de energia 


A alguns anos os impactos ambientais gerados pelas fontes de energia ganharam destaque e atenção. Como a maioria dessas fontes dependem do uso de recursos naturais, levantou-se a questão de quais são os verdadeiros impactos e qual a melhor opção para continuar gerando energia. 

Neste artigo, vamos apresentar os impactos das principais fontes de energia, e vamos te mostrar como a energia solar é a melhor solução para resolvermos este problema. Confira.

Combustíveis fósseis

Os combustíveis fósseis são usados nas termelétricas e são eles: Carvão, gás natural e petróleo. No processo dentro de geração de energia eles liberam gases tóxicos na atmosfera, o que contribuem para problemas como a diminuição da qualidade de ar e até o aquecimento global. 

Biomassa

A Biomassa também é um combustível usado na geração de energia, mas diferente dos combustíveis fósseis, ela não emite gases poluentes. Mesmo assim, é prejudicial para a saúde humana, causando problemas respiratórios. Além disso, para a obtenção deste combustível é preciso de queimadas e desmatamentos. 

Hidrelétrica

Esta é a principal fonte de energia aqui no Brasil, e para elas funcionarem é preciso de um grande reservatório de água. Apesar de não queimar combustíveis, como as formas anteriores, para a criação dos reservatórios é preciso inundar áreas extensas, e isso acaba com ecossistemas inteiros e obriga a população a se deslocar.

Energia Solar

A principal vantagem do uso dos painéis fotovoltaicos como forma de geração de energia elétrica, é que a fonte dele é o sol, que atinge a todos naturalmente e não demanda nenhuma agressão ao meio ambiente para ser utilizada. 

Então, apenas com a instalação da estrutura no seu imóvel comercial ou residencial, é possível gerar energia a partir da radiação solar, sem a emissão de poluentes, e sem a necessidade de extrair nada da natureza. Ocupando espaço em telhados que hoje se encontram em desuso.

Vamos conversar mais sobre a energia solar e seu impacto no clima? Veja nosso conteúdo, e conheça nossos serviços. 



CONHEÇA A SUNNYHUB