Mercado de energia solar gera milhares de empregos 

O mercado de trabalho no ramo da energia solar cresce na mesma medida em que o setor em geral também se desenvolve, ainda mais aqui no Brasil onde o setor possui um potencial enorme. 

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Brasil pode ter mais de 600 mil novos empregos relacionados ao setor de energia solar até 2035. Considerando apenas 2018 e 2019 tivemos mais de 35 mil empregos gerados no país por conta deste mercado.

Com cada vez mais projetos sendo iniciados, os números refletem o aumento do interesse dos consumidores pela tecnologia, que garante economia e segurança na conta de luz por no mínimo 25 anos. Isso demonstra que, além do conceito de energia solar estar mais difundido, também há um maior número de oportunidades de emprego para os profissionais qualificados do setor, que trabalham com a venda, projeto e instalação dos sistemas.

Para termos um pouco da noção do crescimento da geração de empregos, segundo levantamento feito pela ABSOLAR, foram 47 mil novas vagas abertas no setor somente no primeiro semestre do ano de 2020. A Associação calcula também que o setor solar atraiu mais de R$13 bilhões em investimentos ao país em 2020, um aumento de 52% em relação ao acumulado dos últimos nove anos.

O resultado de todo esse crescimento foi um salto de 64% na capacidade total de energia solar instalada no Brasil, que passou de 4,5 Gigawatts (GW) para 7,5 GW. De acordo com os dados oficiais da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o segmento passou de 2,1 GW para quase 4,5 GW no ano passado, com mais de 196 mil novas instalações.

Todos esses dados auxiliam na conclusão de que o uso da energia solar não é mais restrito a empresas ou pessoas que possuem grandes valores para investimento. Cada vez mais, torna-se realidade o uso desta matriz energética em residências, o que aumenta a procura por profissionais capacitados e investidores do setor.

Saiba como fazer parte do mercado de energia solar como investidor. 


CONHEÇA A SUNNYHUB