logo SunnyHub colorido

Qual é a diferença entre comprar e assinar painéis solares?

Início » Qual é a diferença entre comprar e assinar painéis solares?

O mercado de energia solar no Brasil está em crescimento, e muitas pessoas buscam maneiras de reduzir suas contas de luz e contribuir para um futuro mais sustentável.  Com isso, uma dúvida comum sempre surge: é melhor comprar ou assinar painéis solares?

As residências no Brasil estão consumindo mais eletricidade, com um aumento de 5,5% em abril de 2024 em relação a abril de 2023. As residências lideraram o consumo, com um aumento de 9,1%, igual ao mês anterior.

No entanto, o uso de energia solar nas residências no Brasil vem avançando rapidamente. De acordo com dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o país já possui 2 milhões de sistemas de energia solar instalados em imóveis residenciais, representando cerca de 80% dos sistemas de micro e mini geração distribuída em todo o país.

Ao decidir entre comprar ou assinar energia solar, é importante considerar as diferenças entre os dois modelos. A assinatura de energia solar da SunnyHUB oferece vantagens significativas. Confira!

Assinatura de painéis solares
A assinatura de energia solar é uma opção mais acessível e sem complicações para quem quer gerar sua própria energia.

Comprar ou assinar painéis solares: qual a alternativa mais inteligente?

Comprar painéis solares significa possuir e custear todo o sistema, desde os painéis até a instalação. Este investimento inicial pode ser elevado, especialmente considerando os altos custos de eletricidade no Brasil.

O Brasil possui uma das energias mais caras do mundo. 72% dos brasileiros, conforme pesquisa do Datafolha (2016) gostariam de gerar a própria energia solar, mas a falta de financiamento adequado os impede. No entanto, comprar um sistema de energia solar é proibitivo para a maioria, podendo ser entre 10 e 50 mil reais a depender da necessidade de consumo. A proposta para contornar isso é a energia solar por assinatura.

A assinatura de energia solar é uma opção mais acessível e sem complicações. Ela funciona como um serviço, no qual você paga uma mensalidade fixa para a empresa, que se encarrega de instalar e manter o sistema em seu imóvel.

Esse é um conceito pioneiro, e aqui no Brasil é realizado pela SunnyHUB. Nele, qualquer residência ou comércio pode ter um desconto de pelo menos 20% na conta de luz, sem a necessidade da compra das placas solares.

Como funciona a assinatura de energia solar da SunnyHUB?

O processo começa com a avaliação das necessidades de consumo do cliente. Em seguida, a SunnyHUB cria um sistema personalizado para a residência do cliente e realiza a instalação das placas solares. Um grande diferencial da assinatura de energia solar é que o consumidor não precisa se preocupar com os procedimentos legais para garantir a aprovação do sistema pela distribuidora local. 

A residência continua conectada à rede elétrica – sendo assim, toda energia gerada que não for consumida é enviada de volta para a rede, gerando créditos que podem ser usados posteriormente, caso seja necessário consumir energia da distribuidora.

A diminuição do custo de energia é surpreendente: a fatura pode diminuir a partir de 20%. Assim, o cliente paga pela energia solar cuja tarifa é mais barata através de mensalidades fixas e previsíveis.

O resultado final: O cliente paga pela energia solar a uma tarifa mais acessível, pagando pelo quilowatt-hora (kWh) da companhia de energia solar em vez de pagar pelo kWh da concessionária local.

A assinatura de energia solar da SunnyHUB é uma maneira simples e acessível de se tornar produtor de sua própria energia limpa e sustentável.

Dê o primeiro passo para gerar sua própria energia, entre em contato para fazer uma simulação!

 

WhatsApp whatsapp