Reduzir os gastos com energia elétrica é possível? 


Começamos este texto afirmando que: SIM! É possível reduzir gastos com energia elétrica. Mas calma, nós vamos explicar.

Atualmente - mais do que nunca - usamos a energia elétrica para quase tudo. Antes, como existiam poucos eletrodomésticos e os celulares e computadores ainda eram raridade, o gasto com a conta de luz não era tão sentido, mesmo sendo sempre um insumo caro no Brasil. 

Porém, hoje em dia há inúmeros aparelhos extras que dependem da energia para funcionar como smartphones, computadores, televisores, aparelhos de som, geladeiras, ar condicionado e, com isso, o gasto com a conta de luz vai nas alturas. Ao longo dos anos, foi-se criando uma certa dependência sobre a energia elétrica, o que impacta na economia e no uso desenfreado dos recursos naturais. 

Mas por que a conta de luz é tão cara?

Muito disso passa pelo fato da capacidade de geração de energia elétrica do Brasil não acompanhar o crescimento da economia. Grande parte do uso de energia elétrica é desperdício, muito por desconhecimento de formas de economizar e também por falta de conscientização, por exemplo, de desligar as luzes quando sai de um ambiente, usar o ar condicionado na temperatura adequada, etc.

A principal matriz energética do nosso país seguem sendo as hidroelétricas, porém como sabemos, devido às mudanças climáticas, o Brasil vem passando por vários períodos - cada vez maiores - de estiagem, o que impacta diretamente nos maiores reservatórios do país. 

Por isso, é cada vez mais essencial pensar em soluções e modos de economizar energia, não só pelo fato de que ela vem ficando cada vez mais cara e influenciando no planejamento financeiro das famílias brasileiras, mas também porque as principais formas de obtenção de energia atualmente (hidrelétricas, termelétricas) dependem de recursos naturais e, com o uso desenfreado e sem controle, eles estão ameaçados. Por isso, a energia solar é uma opção viável e sustentável para quem deseja tanto economizar na conta de luz, quanto preservar estes recursos naturais. 

Então, respondendo a pergunta lá no início deste artigo, é possível reduzir o gasto com energia elétrica. Existem ações tanto no seu dia a dia, como no uso de novas formas de obtenção de energia elétrica que podem impactar diretamente no seu bolso e na preservação dos recursos naturais. 

Quer saber quais são essas ações? Confira nosso artigo sobre: 5 formas de você reduzir o seu gasto com energia elétrica. 


CONHEÇA A SUNNYHUB