O que é "Energia Solar por Assinatura"?

Energia solar por assinatura é um conceito pioneiro liderado pela companhia SunnyHUB que permite que qualquer residência ou comércio possa ter um desconto de até 25% na conta de luz sem arcar com o investimento na tecnologia. O cliente paga pelo quilowatt-hora (kWh) da companhia de energia solar em vez de pagar pelo kWh da concessionária local. A energia solar, além de limpa e sustentável, se torna acessível.

Leasing-v-buying-calif

O modelo é inspirado nos modelos muito populares nos Estados Unidos de “solar leasing” e “solar PPA”. No primeiro, o cliente paga mensalidades fixas pelo uso do equipamento e no segundo o cliente paga conforme o kWh consumido. Por mais que a energia solar seja mais barata, os equipamentos são caros. Por isso que essas opções se mostraram muito mais acessíveis e representaram um “boom” local nessa fonte de energia.

Enquanto nos Estados Unidos houve uma grande motivação devido a incentivos fiscais e ambientais, no Brasil a motivação principal reside nos altos custos da energia elétrica. O Brasil possui uma das energias mais caras do mundo. 72% dos brasileiros, conforme pesquisa do Datafolha (2016) gostariam de gerar a própria energia solar, mas a falta de financiamento adequado os impedem. O principal motivo para o interesse: altos custos da eletricidade.

No entanto, comprar um sistema de energia solar é proibitivo para a maioria, podendo ser entre 10 e 40 mil reais a depender da necessidade de consumo. A proposta para contornar isso é a energia solar por assinatura.

Nesse modelo, a SunnyHUB avalia a necessidade de consumo do cliente e projeta um sistema customizado para sua residência. A companhia compra o sistema, instala na residência e lida com os trâmites legais para homologar o sistema junto à distribuidora local. A residência continua ligada a rede. A energia gerada pelo sistema que não for consumida vai para a rede e se converte em créditos que são utilizados mais tarde se houver necessidade de consumir a energia da distribuidora.

A conta de luz do consumidor vai para quase zero, sendo cobrada apenas algumas taxas e a iluminação pública. Agora, o cliente paga pela energia solar cuja a tarifa é mais barata através de mensalidades fixas e previsíveis. O resultado final: a residência passa a consumir uma energia sustentável e limpa, além de ter um desconto total de até 25% devido ao kWh mais barato que passa a ser consumido.

Como visto em Zero Hora.

QUERO CONHECER ENERGIA SOLAR POR ASSINATURA